No artigo anterior, expliquei passo-a-passo como registrar um domínio na internet. Agora que você já possui o seu endereço na internet, chegou o momento de encontrar o seu provedor de hospedagem.
Para que server um provedor de hospedagem?
Para quem ainda não sabe, um provedor de hospedagem é quem irá manter seu site, seu domínio acessível para o mundo inteiro todos os 365 dias do ano. Além de proporcionar outros serviços, como por exemplo, e-mail, anti-spam, backup, etc. Sem um provedor de hospedagem confiável, seu site e serviço de e-mail corre o risco de ficar indisponíveis.
A concorrência neste segmento é acirradíssima, existem centenas de empresas neste ramo de atuação. Você pode contratar um provedor nacional ou internacional (qualquer parte do mundo). Os nacionais tende a ter um tempo de resposta menor que os internacionais. Na prática, quero dizer que seu site responderá mais rápido.
Um bom provedor de hospedagem oferece serviços de Banco de Dados, PHP, ASP, .NET, Apache Tomcat e IIS. Eles podem ser Windows ou Linux como sistema operacional. A escolha por um ou outro vai depender muito da linguagem que o seu Web Site será desenvolvido. É recomendando que você consulte seu webmaster para que ele lhe ajude a decidir essa questão.
Qual é o melhor provedor de hospedagem de site?
O melhor provedor de hospedagem é com certeza o que irá lhe oferecer o melhor uptime, ou seja, garantia de maior tempo do seu site e serviços contratados. Mas este é apenas um ponto importante na escolha. Ele terá que lhe prestar um suporte técnico de qualidade, todos os serviços já citados acima e um preço justo. Em média, um provedor de hospedagem custa entre 15,00 e 20,00 reais mensais. Você pode fazer um plano mensal, trimestral, semestral ou anual. O valor irá depender do plano que você vai escolher, das suas necessidades, do tamanho do site, qual o número de visitantes? Este também é um dos pontos importantes, a maioria dos provedores de hospedagem estipulam o tráfego de dados que o seu site pode utilizar, em outros, o trafego é ilimitado.
Aqui segue sugestões de provedores de hospedagem aos quais já usei e tive uma boa experiência:
Como dito anteriormente, a lista de provedores de sites é infinita, poderíamos encher está página de sugestões. Os acima mencionados são bons, você não terá dor de cabeça para pedir um suporte ou cancelar quando necessário.
Além de tudo isso, o provedor deve lhe oferecer segurança, garantir que o seu site não seja invadido, backup e restauração.
